quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Um barzínho, um violão


Recentemente busquei entre meus discos antigos, a coleção “Um barzinho, um violão”, pois estava com vontade de ouvir algo na linha “voz e violão”.

Depois descobri que praticamente não há informações sobre isto na Internet (salvo sites que anunciam para venda, claro), e me senti na obrigação de escrever algo a respeito.

No ano de 2001, o cantor, violonista e produtor Roberto Menescal, reuniu “alguns amigos” e montou o projeto “Um barzinho, um violão”, onde os músicos interpretariam sucessos da MPB em versão acústica.
A grande sacada foi colocar cada artista interpretando canções de outros músicos e não as suas.

É muito interessante ver algumas músicas receberem o estilo do artista que a interpretou, assim como é muito curioso, ver estes mesmos artistas, “fora de seu meio”, ou seja, sendo “tocados” pela canção.

Disto surgiram pérolas como Sandra de Sá cantando “Não chores mais”, Chico Cezar interpretando “Filme triste”, Chitãozinho e Xororó cantando Milton Nascimento, com “Travessia” ou mesmo Engenheiros do Hawaii interpretando Fagner, em “Revelação”, entre outras.
O resultado, foram cinco discos (os três primeiros de MPB, o quarto com canções em diversos idiomas – destaque para Alcione, a marrom, cantando “Ne me quitte pas” – e o quinto, com sucessos da Jovem Guarda) e dois DVD´s, onde é possível conferir o resultado, que na minha modesta opinião, ficou MUITO BOM!
Até as borboletas gostam!


Abaixo, coloco três vídeos pinçados do trabalho, que dão uma bela mostra do resultado, e mais baixo, alguns links, onde você pode baixar os discos (Eu amo a Internet!).

Divirtam-se!

Biquine cavadao – Sobradinho (Sá e guarabira)




Kid Abelha – Nos barracos da cidade (Gilberto Gil)




Ivete Sangalo – Me liga (Herbert Viana)





Disco 1



Disco 4 (Musicas internacionais)

Disco 5 (Jovem Guarda)

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei "Um barzinho, um violão", principalmente o da Ivete. Bjus

Anônimo disse...

"Até as borboletas gostam!"
rs
O legal é que não conhecia TODOS os álbuns... E as versões que vc colocou aí (Uhulll! Cheio dos vídeos o "bológue" do gaúcho!)são inéditas pra mim...
E não é que a tal Ivete fez bonito... (A música é linda, e ela deixou com o estilo dela!)
Adoro passar por aqui!
(Desta vez de 2000 visitas, 1999 serão minhas...)